sexta-feira, 25 de novembro de 2011

FINALMENTE

Idealmente, este post teria sido feito ontem, porem me encontrava muito ocupado dormindo por 11 horas consecutivas (hehe)

Sim, a entrega do projeto foi realizada com sucesso ontem, dia 24/11/2011!

Após aproximadamente um ano desenvolvendo esse projeto estressante e divertido,chegamos a um resultado agradável. Ainda há muito a se melhorar, e pretendemos fazê-lo futuramente, mas para uma primeira experiencia com um projeto deste nível e que ainda destoava de tudo que havíamos visto até o momento, o resultado, atrevo-me a dizer, foi muito bom.

Talvez continuemos a atualizar o blog com modificações feitas futuramente, mas por hora, dedicaremos a maior parte do tempo que tivermos com as demais matérias do curso.

Creio que não há nada mais a ser dito, além de uma pequena lista com o que foi concluído, o que ficou pendente e o que ainda poderá (e provavelmente será) modificado/incluído no projeto:

O que concluímos?

Um jogo simples porem funcional e minimamente divertido. Nisto está contido tudo desde o criador de mapas até toda a lógica do jogo - AI dos inimigos, ataques e habilidades diferentes para cada classe, game over, highscore, movimentação pelo mapa sem bugs de renderização, cálculos de dano, experiencia recebida e porcentagem de acerto (influenciada pelo "horário" do jogo - dia e noite).

O que não conseguimos fazer?

Multiplayer, devido a falta de tempo e as modificações massivas que são necessárias no singleplayer para que funcione com múltiplos jogadores - tudo que temos nesta parte, por hora, é todo um sistema de verificação de ações (basicamente, verifica se nome de usuario e senha batem), sistema de movimentação e envio de mensagens por parte de usuários (um usuário ve os demais e pode conversar com eles via chat box, nada mais) e toda a logica dos inimigos está no lado servidor -> basicamente o client desenha aquilo que pega do servidor nas posições corretas e envia requisições, nada mais (nenhuma logica mais complexa). E é bom ressaltar que sapenas essas pequenas coisas nos tomaram quase 4 dias (divididos ao longo de duas semanas, ou seja, quase 96 horas apenas nos focando em dividir algo, e nao criar uma lógica nova). Por fim, conseguimos criar apenas 4 mapas para o jogo, quando tinha-mos em mente criar 9.

Que alterações já temos em mente?

O jogo em si ainda está em sua versão Alpha, ou seja, em suas fases extremamente iniciais - mesmo já tendo praticamente um ano desde seu início - então novas coisas a serem implementadas não faltam. Em termos de codificação, algo imprescindível, creio, é reduzir o uso de processamento, pois para um jogo 2D, ele consome demais - principalmente na parte de desenho dos tiles. Em termos do jogo em si, temos de adicionar itens (como poções, armaduras, armas), criar mais inimigos, talvez refinar os gráficos.

Além disso, há toda a finalização do sistema de multiplayer - ainda falta toda a logica de ataques e recebimento de dano, a logica de troca de mapas (pois utilizamos mapas pequenos que se ligam pelas extremidades - ao chegar na extremidade de um, o jogador passa para o outro) e tudo mais que os MMOs geralmente têm.

Também desejamos criar um maior número de mapas e inimigos, e se possível até refinar a logica de AI para que evite obstáculos, mas talvez o jogo fique muito difícil assim. E, falando em dificuldade, para o singleplayer eu havia pensado em colocar um sistema de escolha de dificuldades, algo ressaltado pelo professor Ivan durante a apresentação.


Outras coisas podem não ter sido citadas, mas essas são as que me vêm a mente. Os demais membros do grupo podem postar coisas que não falei, e sugestões podem ser feitas nos comentários.

Agradeço a todos que nos apoiaram.

Sem mais, Victor Lucki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário